64 Jargões de UX e tecnologia que você precisa saber (O #42 é o meu preferido)
64 Jargões de UX e tecnologia que você precisa saber (O #42 é o meu preferido)

UX Design

64 Jargões de UX e tecnologia que você precisa saber (O #42 é o meu preferido)

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Design System? UX/UI? Heurísticas de Usabilidade?

Quem está iniciando no mundo de UX uma hora ou outra acaba se deparando com alguns termos e jargões um pouco diferentes.

Inclusive eu mesmo.

Quando comecei a estudar sobre UX, estranhava demais essa grande quantidade de nomenclaturas.

É por isso que eu escrevi sobre os 117 principais termos e jargões de UX, UI e Design.

Um ótimo artigo para salvar nos favoritos e dar CTRL+F quando necessário.

Se você tem interesse em aprender o significado desses 117 termos, continue lendo…

E aprenda sobre os principais jargões do mundo de UX…
…E outros termos de tecnologia e inovação

#01 Arquitetura da informação

Disciplina responsável por organizar, estruturar e hierarquizar as informações dentro de um website ou aplicativo.

O objetivo final é deixar a estrutura o mais fácil possível de ser compreendida.

#02 Avaliação heurística

O termo foi cunhado pelo Jakob Nielsen e Rolf Molich.

É um método que foi criado para encontrar possíveis problemas em uma interface.

No total existem 10 heurísticas de usabilidade:

  1. Visibilidade do status do sistema
  2. Semelhança do sistema e mundo real
  3. Possibilidade de controle e liberdade do usuário
  4. Consistência e padrões
  5. Prevenção de erros
  6. Reconhecimento ao invés de lembrança
  7. Flexibilidade e eficiência de uso
  8. Design visual minimalista
  9. Ajudar o usuário a se recuperar, reconhecer e entender erros
  10. Ajuda e documentação

#03 Benchmark

Estudo e análise de semelhantes e concorrentes.

#04 Card Sorting

Uma técnica do campo da psicologia que consiste em usar cartões para definir grupos semelhantes e hierarquias.
01-card-sorting

#05 Chatbot

Um robô responsável por operar um chat. Muitas vezes 100% automático.

#06 Copy / Copywriting

Um termo que veio da publicidade. Se refere à um texto de vendas.

No mundo de UX é comumente usado para se referir à diálogos e textos dentro de interfaces.

#07 Customer Experience (CX)

Experiência do consumidor.

É uma disciplina “irmã” de UX que visa proporcionar uma experiência satisfatória e prazerosa para um consumidor. No artigo deste link tem mais detalhes sobre esse termo e por que ele é tão importante.

#08 Design Centrado no Usuário (UCD)

É uma metologia que visa resolver problemas olhando de todas as perspectivas possíveis.

#09 Design de Interação

Disciplina responsável por planejar, criar e testar cada ponto de interação dentro de uma determinada experiência.

#10 Diagrama de afinidade

Uma técnica utilizada para organizar e agrupar afinidades e características de um determinado tópico.

Muitas vezes feito utilizando post-its.

#11 Experiência Omnichannel

É algo que diz a respeito de uma experiência consistente em diversos canais diferentes:

  • Fisicamente
  • Via smartphone
  • Redes Sociais
  • Website
  • Callcenter

#12 Human Computer Interaction (HCI)

Um termo antigo e praticamente aposentado.

É uma disciplina focada em criar uma melhor experiência digital para o usuário.

#13 Interação

Qualquer coisa que alguém pode utilizar, mexer, interagir e experimentar.

#14 Iteração

Diferente de interação, a iteração é um processo de aprimoramento contínuo com base em feedback.

#15 Jornada do Usuário

Uma técnica de pesquisa com usuários.

Utilizada para mapear cada ponto e característica de uma experiência.

Assim identificando possíveis pontos de melhorias.
03-user-joruney

#16 Lean UX

Uma metodologia de UX Design que mistura um pouco do movimento Lean Startup e Design Thinking.

#17 MVP

Sigla que significa Mínimo Viável Produto.

É utilizado muito em ambientes ágeis e startups.

Diz a respeito de um produto no estágio de protótipo com poucos detalhes e funcionalidades mas que pode ser utilizado para validar uma ideia.
02-mvp-minimo-viavel-produto

#18 Mapa da empatia

Técnica de pesquisa com usuários que tem como objetivo empatizar e enxergar do ponto de vista de um determinado usuário como ele…

  • Enxerga
  • Ouve
  • Sente

Sobre alguma determinada experiência, produto ou serviço.

#19 Mapa da experiência do usuário

Semelhante à jornada do usuário, porém em escala maior.

Um mapa de experiência vai detalhar a experiência em mínimos detalhes do inicio ao fim.

#20 Net Promoter Score (NPS)

Uma escala amplamente utilizada em formulários para validar um determinado objetivo, ex:

De 0 a 10, o quão disposto você estaria a recomendar este artigo aos seus amigos?

0 Nem um pouco disposto.
10 Muito disposto

#21 Persona / Avatar

Uma persona é um personagem fictício utilizado para entender a perspectiva do usuário ao utilizar um determinado produto ou serviço.

Deve ser feita com base em dados de pesquisa etnográfica qualitativa.

Personas são um dos métodos mais utilizados no mundo de UX.

#22 Pesquisa Etnográfica

Uma pesquisa que tem como objetivo entender os comportamentos do ser humano.

#23 Pesquisa com Usuários

Um conjunto de técnicas e metodologias que buscam entender o ponto de vista de um determinado usuário.

#24 Product Designer

Muitas vezes confundido com UX Designer, UX/UI Designer.

O product designer é um profissional que tem ampla experiência em várias disciplinas diferentes:

  • Design de experiência
  • Design de interfaces
  • Business
  • Liderança

Muitas empresas enxergam UX Design e Product Designer como o mesmo profissional.

É algo que varia bastante de pessoa pra pessoa e empresa pra empresa.

#25 Produto

Um produto não necessariamente precisa ser algo físico.

No mundo de UX quando falamos em produto pode ser algo como:

  • Um curso digital
  • Um aplicativo
  • Um website aplicativo
  • Um sistema web

#26 Proto Persona

A proto persona é uma persona fictícia não baseada em dados de pesquisa.

É como se fosse a etapa 0 da criação de uma persona.

Com base no seus próprios conhecimentos você vai definir quem você acha que é o usuário ideal de um produto.

Ou seja, é uma persona criada com base no chutômetro.

#27 Protótipo

É uma versão inicial de um produto, experiência, atendimento ou serviço.

Existem vários tipos de protótipos:

  • Baixa fidelidade
  • Média fidelidade
  • Alta fidelidade

Protótipos são utilizados para validar uma ideia ou conceito, é mais ou menos a mesma coisa do MVP.
prototipos-ux

#28 Público Alvo

Diferente de uma persona o público-alvo é algo mais ou menos assim:

  • Mulheres de 23 à 40 anos
  • Que são arquitetas
  • De classe média alta
  • Moradoras na região centro oeste

#28 ROI

Retorno sobre o investimento. É um cálculo muito utilizado por empresas.

#29 SEO

Search Engine Optimization.

Disciplina responsável por otimizar e melhorar um determinado conteúdo para os diferentes mecanismos de buscas existentes.

#30 Sitemap

Mapa do site. É um documento que consta todos as páginas de um website.

#31 Stakeholder

Qualquer pessoa que tenha autoridade e envolvimento dentro de um projeto, podendo ser:

  • Executivos
  • CEO’s
  • Líderes
  • Gestores

#32 Storyboard

Uma técnica utilizada inicialmente para planejar uma cena de animação.

No contexto de UX, um storyboard pode ser utilizado para esboçar como vai ser uma determinada experiência.

É um tipo de protótipo muito utilizado pela Disney.

#33 Survey

Um questionário com perguntas qualitativas ou quantitativas.

#34 Teste A/B

Uma técnica científica para testar um determinado conceito utilizando duas amostras…

#35 Teste de usabilidade

Uma técnica utilizada para encontrar e resolver problemas de usabilidade em um produto ou serviço.

#36 UX

Significa User Experience (Experiência do Usuário).

Algo que se refere à como uma pessoa se sente em uma determinada situação.

Eu falo sobre isso em mais detalhes aqui.
guarda-chuva-umbrella-ux

#37 UX Designer

O profissional que trabalha com design de experiência do usuário.

#38 UX Writing

A disciplina responsável por escrever, testar e validar mensagens textuais que facilite e deixe a experiência como um todo mais compreensível.

#39 UX/UI Designer

É um profissional de UX que também atua com design de interfaces.

#40 Usabilidade

Algo que se refere ao quão compreensível, aprendível e fácil de utilizar alguma coisa é.

#41 Userflow

Fluxo do usuário.

É um mapeamento do caminho que um usuário percorre ao utilizar um determinado produto ou serviço.

#42 Usuário

Qualquer pessoa que usa e interage com algum produto ou serviço.

Outros termos de tecnologia e inovação

#43 API

Application programming interface, é um termo utilizado por desenvolvedores.

É como se fosse alguns métodos mais “claros” de comunicação entre componentes de código.

#44 Agile

Uma prática de desenvolvimento de software que visa a colaboração, esforço e organização entre cliente, desenvolvedor e usuário.

#45 Automação de testes

São softwares responsáveis por testar automaticamente outro software.

#46 Back End

O profissional que trabalha com Back End executa a parte mais técnica e lógica da programação.

Na grande maioria dos casos utiliza linguagens como:

  • Java
  • C, C++ C#
  • SQL, etc

Basicamente é o cara que “enterra canos.”

#46 Backlog

É uma lista de várias atividades que precisam ser executadas em algum momento.

#47 Bug

Um problema ou mal funcionamento dentro de um software.

Nos primórdios da tecnologia, computadores ocupavam um andar inteiro de um prédio…

…Às vezes insetos (bugs) entravam dentro das máquinas e acabavam morrendo por lá, tomando choque, etc e fazendo alguma coisa parar de funcionar.

#48 Chief Executive Officer (CEO)

Pessoa (ou chefão hehe) que fica no topo da hierarquia de uma empresa.

Ex: Steve Jobs era o CEO da Apple.

#49 Chief Technology Officer (CTO)

Quase a mesma coisa do anterior, porém é o chefe de tecnologia.

#50 Commit / Comitar

Jargão utilizado por vários desenvolvedores. É quando você faz uma alteração no código.

#51 Daily Meeting / Standing Meeting

Uma prática comum em ambientes ágeis. Consiste em fazer uma reunião em pé por 15 minutos.

#52 Front End

Diferente do Back End, o profissional que trabalha com Front End é aquele que faz a interface funcionar.

Na grande maioria utiliza linguagens e frameworks como estes:

  • Javascript
  • Atomic
  • Angular
  • HTML/CSS, etc

#53 Gantt

Um tipo de gráfico de barras que ilustra as entregas de um projeto de maneira visual.

#54 Github

Uma comunidade de desenvolvedores onde é possível buscar por códigos abertos e também salvar os seu próprio código.

#55 Hackathon

É um tipo de evento onde são reunidos várias pessoas para solucionar um problema específico dentro de um curto período de tempo.

#56 Lean

“Enxuto” normalmente se refere à metodologia Lean Startup.

#57 Planning

Uma das etapas do processo de scrum/agile.

#58 Product Owner (PO)

Profissional que é visto como o “dono” de um produto.

Essa pessoa normalmente vai saber tudo sobre o produto, como funciona, pra quem é, o que deverá ser priorizado.

É a pessoa que vai estar presente em reuniões com stakeholders.

Inclusive o PO e o profissional de UX normalmente trabalham em conjunto.

É bem comum recebermos “tarefas” ou problemas a serem resolvidos vindos do PO do projeto. 🙂

#59 SCRUM

Uma metodologia de desenvolvimento de software semelhante ao agile.

#60 Slack

O software mais amado pelos desenvolvedores. É bem semelhante ao falecido IRC.

#61 Sprint

Um período (de 1 à 4 semanas) onde são priorizadas uma determinada lista de tarefas que precisam ser entregues.

#62 Sprint Review

É a revisão de todas as entregas que foram feitas na sprint.

#63 Waterfall

O modelo de entregas em ordem de cascata. Ex:

  • Entrega 01: até dia 03
  • Entrega 02: até dia 07
  • Entrega 03: até dia 13, etc

#64 Design Sprint

Uma metodologia proposta pela Google Ventures, que consiste em idealizar, construir, testar e validar uma ideia.

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