Como começar em UX: 7 Princípios que me ajudaram a sair do zero (Atualizado 2020)
Como começar em UX: 7 Princípios que me ajudaram a sair do zero (Atualizado 2020)

UX Design

Como começar em UX: 7 Princípios que me ajudaram a sair do zero (Atualizado 2020)

Torne-se UX Designer recebendo salários a partir de R$ 3 mil a R$ 6 mil, mesmo sem saber por onde começar e sem experiência prévia.

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Como começar em UX? Essa é uma das perguntas que os leitores do blog mais me fazem…

Você se sente perdido ao estudar sobre como começar UX Design?

Eu também me sentia assim quando eu estava começando, mas…

…Ao estudar mais afundo eu descobri algo muito importante.

Existem certos princípios básicos que funcionam como um guia na sua jornada de aprendizado.

No decorrer deste artigo eu vou compartilhar com você esses princípios que me ajudaram a começar em UX.

Parece interessante? Continue lendo…

…E fique menos confuso na sua jornada de aprendizado em UX Design.

Sem sombras de dúvidas o que você precisa saber primeiro é:

1- Entenda o que é UX e UX Design

UX (Experiência do Usuário) é algo que se refere a como uma pessoa se sente sobre uma determinada experiência. Isso incluí produtos, serviços, eventos e interações.

“User Experience é tudo! É a forma com que você sente o mundo, é a
forma como você experiencia a sua vida, é a forma como você
experiencia um serviço, um aplicativo, um sistema de computador.” –
Don Norman, criador do termo “UX (User Experience)”

Então anota aí: UX vai além de telas ou interações, é a experiência como um todo.

UX Design ou (Design de Experiência do usuário) é uma área multidisciplinar que visa criar e aprimorar elementos que compõem uma experiência de uso.

Eu falo em bem mais detalhes sobre isso, neste artigo

Um dos principais objetivos é criar experiências que sejam Funcionais, Confiáveis, Usáveis e prazerosas. Assim alinhando todas as necessidades e expectativas de usuários e empresas.

2- UI e UX são duas coisas completamente diferentes

a diferença entre ux e ui

Uma das principais confusões que ocorrem no mundo do UX é achar que UI(User Interface, interface do usuário) é a mesma coisa que UX (User experience, experiência do usuário).

É diferente, UI tá inserido dentro de UX, mas não é a mesma coisa**.** UI é somente uma interface/tela, um meio da pessoa interagir com algo.

Mas de certa forma é interessante que o profissional de UX conheça e entenda um pouco sobre os princípios de design visual e softwares como Adobe XD e Sketch.

Então lembre-se, que quando se fala sobre UX Design isso não se limita somente a projetar telas de aplicativos, o profissional que é responsável por projetar telas de aplicativos é o UI Designer ou o Designer Visual.

3- Faça protótipos sempre

A melhor maneira de descobrir se uma ideia vai funcionar e dar certo é através da prototipação que é algo super simples e fácil de fazer na maioria dos casos, mas muitas vezes é ignorado ou esquecido.

Quando o usuário tem algo concreto para interagir e não só especulações tudo fica mais fácil de decidir se aquilo resolve ou não um problema. Eu escrevi um artigo bem completo sobre esse assunto.

4- Entenda o que é Empatia

Sem sombra de dúvidas empatia é a palavra que mais aparece no universo de UX.

Eu acredito que não existe UX sem empatia, que é nada mais nada menos do que a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa, sentir o que ela sente e entender profundamente a situação dela.

Essa é uma área que sempre vai levar em consideração o ponto de vista das pessoas, logo desenvolver a sua capacidade de ter empatia é algo indispensável pra quem almeja ser um bom profissional de UX.

Quando você de fato entender o porquê que as pessoas fazem o que fazem você vai ter muito mais facilidade de projetar algo que funcione e faça bem às pessoas.

Se você não está tentando melhorar a vida das pessoas, o que você está fazendo então?

5- Pesquisa é indispensável

Um dos maiores erros de um UX Designer é tomar decisões com base em suposições.

Ao pesquisar você vai conversar com o usuário de um determinado produto ou serviço, e ao utilizar técnicas de etnografia você vai procurar entender profundamento os objetivos, motivações e sentimentos dessa pessoa.

Com base nesses dados, toda vez que você for tomar uma decisão de design, você vai levar em consideração como o seu usuário se sente sobre essa determinada decisão.

E por que isso é tão importante?

Porque é através da pesquisa que você entende de fato qual problema você precisa resolver.

6- Encontrar o verdadeiro problema

Muitas vezes recebemos problemas “enlatados” pra resolver, coisas como: Projetar uma nova interface mais fácil de usar, melhorar o fluxo de uso de um site, etc.

Mas será que esse é o problema real que você precisa resolver?

De acordo com o Don Norman autor do livro The Design of Everyday Things, uma das melhores maneiras de descobrir o real problema que você quer resolver é através do métodos “5 Whys” que consiste em questionar repetidamente o por que de algo, exemplo:

Por que precisamos de uma nova interface? R: A atual é difícil demais de usar.

Por que você acha que é difícil de usar? R: É muito demorado para fazer operações básica, registrar… Etc, etc etc…

Enfim, a história vai longe. Não necessariamente você precisa questionar cinco vezes…

…Mas eu garanto pra você que o quão mais você questionar mais perto você vai estar de descobrir o real problema que precisa ser solucionado.

Design é sobre pessoas, e UX é sobre como projetar elementos que vão compor a experiência de uma pessoa.

Não realizar pesquisas ou levar em consideração o ponto de vista do seu usuário é completamente contra todos os princípios de UX.

7- Observe

Depois da habilidade de ter empatia, a observação é uma das coisas mais importantes que um profissional de UX deve se preocupar em desenvolver.

Muitas vezes as pessoas não conseguem descrever muito bem o que estão sentindo ou pensando e é através da observação que você consegue entender o que está acontecendo.

Além disso, devemos estar sempre atentos a todas as experiências ao nosso redor.

O livro Roube como um artista sugere que você carregue consigo mesmo um caderno de referências.

Anote todas as boas e más experiências que você observar no seu dia-a-dia.

Estes são os princípios básicos que me ajudaram a começar em UX.

No final das contas tudo tá relacionado à como melhorar a experiência das pessoas.

Então nunca se esqueça de sempre buscar maneiras apresentar soluções cada vez melhores e que resolvam os problemas das pessoas.

Me conte nos comentários, qual é a sua maior dúvida em relação à UX Design?

Eai...

Me conta nos comentários o que tu achou sobre esse artigo? :)