O que é UI (User Interface):
O que é UI? UI Significa User Interface, em português interface do usuário. Uma interface é considerada uma ponte que possibilita uma pessoa a realizar uma determinada tarefa. É simples na teoria, mas na prática vira algo bem complexo. Uma interface pode existir de várias formas, tamanhos e tipos. O mais comum hoje em dia são telas de websites ou aplicativos de celular. Não necessariamente uma interface precisa ser uma tela. Pode ser:- •O painel de um carro
- •Botões de um liquidificador
- •Um microondas
- •Aquele brinquedo Tamagochi
- •ou até mesmo uma Chave de fenda!
![interface-ponte](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/2-interface-ponte.png)
- O que é UI (User Interface)
- Qual a diferença entre UI e UX?
- O que é UI Design (User Interface Design)
- 7 Responsabilidades e tarefas de um UI Designer
- Os diferentes estilos de uma interface
- O processo de criação de uma interface à prova de balas
- 3 Pilares básicos de Interfaces multi-device (Web, Mobile, TV’s, Bands, Watchs, etc)
- Qual o salário de um UI Designer?
- Os principais softwares de UI Design
- O próximo passo
![IBM 5100 Interface antiga](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/1-interface-terminal-ibm5100-gabrielsilvestri.jpg)
Qual a diferença entre UI e UX?
Assim como eu já expliquei neste outro artigo, UI (User Interface) é algo que diz a respeito de uma interface que é apenas uma maneira de um usuário interagir com algo, seja um website, aplicativo ou totem em um aeroporto. A pessoa que trabalha com UI Design é aquele que projeta interfaces gráficas utilizando softwares como Sketch, Adobe XD ou Figma. O UI Designer é o profissional que escolhe as melhores cores, fontes, tamanhos e formatos da interface. Já o profissional que trabalha com UX é uma pessoa que realiza pesquisas e pensa em cada aspecto da experiência de uma interface e também vai pensar em diversos outros aspectos, tais como:- • Jornadas do Usuário
- • Canvas ou blueprints
- • Criação de personas
- • Wireframes e esboços iniciais
- • Roteiros de chatbot
- E até mesmo o texto de diálogos de uma interface
![a diferença entre ux e ui](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/6-ux-vs-ui.png)
O que é UI Design (User Interface Design)
UI design (design de interface do usuário) é uma disciplina que tem como objetivo criar interfaces que sejam elegantes, fáceis de usar e ajudem o usuário final a completar suas tarefas e objetivos. A criação de uma interface pode aparecer em várias plataformas tais como:- • Aplicativos ou sites
- • Totem de auto atendimento
- • Chatbot
- • Dashboards com informações específicas
- • Aplicativo de uma SmartTV ou SmartWatch
Os 4 elementos principais de uma interface
Dentro de cada interface existem elementos que possibilitam que um usuário a realizar suas tarefas. Esses elementos estão presentes tanto no mundo digital quanto no mundo real, sendo eles: 1 – Botões, componentes e formas São elementos essenciais e indispensáveis dentro de uma interface. É através deles que vamos interagir e utilizar uma interface. Existem muitos tipos de botões e elementos, tais como:- Botões de ação: Responsáveis por permitir ações como salvar, continuar, excluir, etc. É através de botões que fazemos as principais interações dentro de uma interface seja ela digital ou analógica.
- Botões checkbox: É um botão que permite que você marque ou desmarque quantas opções e elementos achar necessário, sem muitos mistérios.
- Botões Rádio: Diferente de um botão checkbox, somente um botão rádio pode ser ativado por vez. É como se fosse um interruptor de luz, só pode ficar ligado ou desligado.
![](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/3-botoes-digitais-vs-analogicos.png)
![UX Copy](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/11-ux-copy.png)
7 Responsabilidades e tarefas de um UI Designer
![7 Responsabilidades e tarefas de um UI Designer](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/4-7-Responsabilidades-e-tarefas-de-um-UI-Designer.png)
- Testes de usabilidade.
- Entrevistas com usuários ou stakeholders.
- Protótipos de baixa e alta fidelidade
- Pesquisa desk, e outras atividades…
Os diferentes estilos de uma interface
Para que você entenda definitivamente o que é UI, você precisa conhecer os principais estilos e linguagens de design existentes. Existem diferentes estilos e linguagens que misturam vários elementos, sendo os mais notáveis:Skeumorfismo
O estilo Skeumórfico de interface mistura elementos reais com elementos digitais. Esse estilo de interface foi muito utilizado pela apple no “boom” do design digital na virada do milênio. É um estilo que usa texturas em muita abundância. Ao pesquisar por skeumorfismo você vai encontrar interfaces que imitam a aparência de uma madeira, couro ou até mesmo rochas. Em 2001 a Apple lançou o novo macOS X do qual tinha uma interface inovadora chamada de AQUA composta por elementos aquáticos em formato de gotas, brilhos e reflexos translúcidos.“Um dos objetivos do nosso design é fazer que você tenha vontade de lamber ao ver”. – Steve Jobs
![O que é UI: Inteface AQUA macOS X](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/5-Mac_OS_X_Puma_interface-aqua.png)
![O que é UI: 6-macosx-lion-aqua-interface-contatos](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/6-macosx-lion-aqua-interface-contatos.jpg)
![O que é UI: interface-windows-2000](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/7-interface-windows-2000.png)
![O que é UI: interface-stardew-valley](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/8-interface-stardew-valley.jpg)
![O que é UI: Inteface World of Warcraft](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/9-inteface-wow.jpg)
![O que é UI: interface-age-of-empires](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/10-interface-age-of-empires.jpg)
Flat (plano/liso)
Em 2014 as interfaces começaram a evoluir, o Android estava em alta e seu estilo visual estava altamente popularizado. Foi então que a Apple lançou o novo macOS X Yosemite e o iOS 7 dos quais abandonaram completamente o estilo skeumórfico e migraram para o estilo FLAT. Assim como o nome sugere o Flat Design é um estilo visual plano com sombras chapadas sem muitos detalhes, reflexos e texturas praticamente inexistentes. A ideia do flat é ser minimalista e moderno, eliminando todos os elementos desnecessários e complexos.![Calculadora Skeumorfica e FLAT](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/12-skeumorfico-vs-flat.png)
Existe um lado muito positivo nisso tudo.
Antes o designer de interfaces era uma pessoa que precisava ter conhecimentos artísticos avançados, saber manipular imagens e ter muito conhecimento de photoshop e ilustração. Com a queda do skeumorfismo isso acabou, tudo ficou menos complexo e mais fácil de ser desenhado justo por ser um estilo mais minimalista e simples, utilizando apenas elementos de linhas, formas e sombras. Agora o profissional dessa área precisa se especializar mais em boas práticas de design de interface e usabilidade, não mais em ilustração e ferramentas de manipulação de imagem.![Bussola skeumórfica e flat](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/13-skeumorfico-vs-flat-bussola.png)
Material Design
É uma linguagem de design que foi desenvolvida pela Google e pelo estúdio HUGE. A ideia desse estilo é mostrar que não é preciso eliminar totalmente os efeitos visuais que fazem referência ao mundo real.![Sombras Material Design](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/14-elevacoes-material-design.png)
![Elevações Material Design](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/15-elevacoes-material-design-sombras.png)
O processo de criação de uma interface à prova de balas
Um processo de criação de uma interface à prova de balas segue esta ordem em um projeto:Briefing e pesquisa de referências:
Nesta etapa o designer vai coletar o máximo possível de dados sobre o projeto, esses dados geralmente são: Para quem é a interface, quem irá utilizar, quais interfaces são similares ou seguem o mesmo conceito.Arquitetura da informação e sitemap:
É a criação da estrutura do site, aqui é decidido quantas páginas vão existir, quais vão ser os nomes de cada página e qual vai ser a hierarquia.Esboços iniciais, wireframes ou protótipos:
Depois de ter organizado e coletado o máximo de informações possíveis, é chegada a hora de criar os primeiros esboços da interface que normalmente são feitos em papel ou em algum software de prototipação como Figma, Sketch ou Adobe XD.Prototipação, testes de usabilidade e iterações:
É a etapa mais importante de todas, uma interface à prova de balas sempre passará por uma bateria de testes de usabilidade para garantir que a mesma é usável e agradável aos usuários. De nada adianta ter uma interface elegante se ela não ajudar o usuário a completar os seus objetivos.Design visual da interface:
Após a pesquisa, esboços, prototipação e testes de usabilidade finalmente é chegada a hora de escolher cores e detalhes minuciosos para a interface. A etapa de design visual sempre será a última, porque nesse estágio do projeto você já vai ter dados suficientes para entender o que agrada e o que não agrada o seu usuário. E também já vai ter definido toda a estrutura e conteúdo.3 Pilares básicos de Interfaces multi-device
![16- 3 Pilares básicos de Interfaces multi-device](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2018/08/16-3-Pilares-básicos-de-Interfaces-multi-device.png)
1. Consistência
Uma experiência multi-device deve ser consistente e semelhante às demais interfaces seja web, mobile, TV, etc. O usuário deve conseguir identificar e ter certeza que ele está mexendo no mesmo aplicativo. A grande maioria dos serviços de internet banking de hoje em dia não tem uma experiência e interfaces multi-device consistentes. Na web a interface é de um jeito, no aplicativo de outro, no terminal mais diferente ainda e por aí vai…2. Complementar
As experiências e interfaces em diferentes plataformas devem complementar umas as outras. O aplicativo de celular do Spotify por exemplo dá a possibilidade de você controlar o aplicativo da Web, TV ou até mesmo do vídeo-game. Outro exemplo de experiência complementar é o aplicativo da Netflix, Youtube e Chromecast que também dão a possibilidade de controlar através do seu smartphone.3. Contínua
A continuidade é o pilar mais importante de todos. Imagine que você está assistindo sua série favorita na sua conta do Netflix utilizando o seu computador. E então por algum motivo você decide assistir pelo celular, automaticamente o aplicativo vai detectar exatamente onde você parou de assistir, isso é continuidade. O Amazon Kindle faz isso muito bem também, você pode começar a ler no seu computador, ler mais um pouco no seu celular e por fim no seu Kindle, a sincronização de páginas é 100% automatizada e contínua. A continuidade é importante porque complementa e deixa a experiência de uso de um produto ou serviço mais fluída e prazerosa.Qual o salário de um UI Designer?
De acordo com as vagas que são postadas no trampos.co e the bridge, a média salarial de um designer de interfaces é a seguinte: Júnior (Tem experiência teórica, mas não tem prática/portfólio): R$ 1.000,00 à R$ 1.500,00 Pleno (Tem experiência teórica e mais de 1 ano de prática): R$ 2.500,00 à R$ 5.000,00 Sênior (Tem muita experiência teórica, mais de 4 anos de prática e também tem outras skills mais avançadas de liderança e gestão): R$ 6.500,00 à R$ 9.800,00Os principais softwares de UI Design
Sketch
O Sketch é praticamente um dos melhores e mais atualizados softwares para design de interface, porém é exclusivo para sistemas Apple (macOS).Figma
É uma plataforma online e colaborativo de criação de interfaces e protótipos. É como se fosse uma mistura do Sketch com Adobe XD, só que online. O compartilhamento de arquivos funciona igual ao Google Drive.Adobe XD
É o novo software da Adobe que veio pra competir com o Sketch e Figma. É possível criar protótipos que podem ser disponibilizados online.Photoshop e Illustrator
Praticamente os softwares mais antigos de design de interface que existe, porém estão obsoletos para esse objetivo. Hoje em dia já não é tão válido utilizar estes softwares para design de interface, são lentos demais, pecam nas opções de prototipação e produtividade que os concorrentes oferecem.UI + UX: A Chave do Sucesso no Mercado Brasileiro
Se você deseja começar nessa carreira, é interessante entender que aqui no Brasil as oportunidades para se tornar um UX Designer vão muito além do domínio apenas de interfaces bonitas. O mercado valoriza profissionais que unem o melhor de UI e UX, capazes de transformar a experiência do usuário e gerar resultados concretos para as empresas.
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O que é UI Design: Entenda os Fundamentos de UI e UX e Descubra as Funções Essenciais do UI…
![Alinhamento em Interfaces: posicionando elementos corretamente - Princípios de UI Design (Parte 02 de 06)](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2019/08/alinhamento-em-interfaces-556x313.png)
Alinhamento em Interfaces: posicionando elementos corretamente - Princípios de UI Design (Parte 02…
![Espaço em Branco: O elemento principal de uma boa Interface - Princípios de UI Design (Parte 01 de 06)](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2019/07/espaço-em-interfaces-556x313.png)
Espaço em Branco: O elemento principal de uma boa Interface - Princípios de UI Design (Parte 01 de…
![Redesign de Interfaces: Como melhorar suas habilidades de UI Design através de uma simples técnica](https://gabrielsilvestri.com.br/wp-content/uploads/2019/07/redesign-de-interfaces-556x313.png)
Redesign de Interfaces: Como melhorar suas habilidades de UI Design através de uma simples técnica
Eai...
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