Briefing de Design: O poder de fazer as perguntas certas na ordem certa para criar projetos que encantam - Gabriel Silvestri
Briefing de Design: O poder de fazer as perguntas certas na ordem certa para criar projetos que encantam

Criatividade

Briefing de Design: O poder de fazer as perguntas certas na ordem certa para criar projetos que encantam

9 min de leitura
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Design é muito mais do que a parte visual.

Claro que é através da parte visual que expressamos uma ideia.

Porém é muito importante que você tenha clareza e entenda qual é o propósito e objetivo de um projeto.

Muitos projetos tendem a fracassar ou gerar muitas alterações devido a falta de clareza sobre o objetivo e propósito do seu cliente ao contratar você.

Como resolver isso? Faça as perguntas certas na ordem certa…

… e isso influenciará completamente um processo de criação e o projeto como um todo.

Procure se colocar no lugar do seu cliente e entenda de fato o que ele quer transmitir.

De nada adianta você ser o mestre do Illustrator/Corel Draw se o projeto não está alinhado com o objetivo e propósito do seu cliente.

Ao final dessa leitura…

Você terá entendido como criar um briefing claro que vai facilitar todo o processo do seu projeto.

Se você não entender o objetivo e propósito o seu cliente vai recusar todas as três alternativas e o projeto vai voltar infinitas vezes, não vai rolar.

Por isso não esqueça que você deve…

Foque no objetivo do seu cliente

Eu descobri que a parte mais essencial para evitar problemas em um projeto é entender profundamente qual é o objetivo final do projeto.

Certo dia eu me deparei com o framework incrível do Simon Sinek o famoso Golden Circle.

Com base nesse framework eu desenvolvi o meu próprio sistema de briefing, que eu orgulhosamente chamo de “Golden Briefing”.

E foi incrível como eu comecei a conseguir extrair informações mais claras dos meus clientes, comecei a entender de fato o que eles queriam transmitir.

O problema maior é que eu focava demais no “O QUE” dos projetos e por conta disso tudo ficava ofuscado em uma camada oculta…

…eu estava fazendo tudo do avesso.

Comece pelo por que

Compreender profundamente qual o objetivo e propósito da empresa do seu cliente é a parte mais importante da sua reunião de briefing.]

No momento que você entende de fato o porque que o seu cliente faz o que faz tudo fica mais fácil de entender e projetar.

Sem sombra de dúvidas essas são umas das perguntas mais importantes que você deve fazer:

Qual o objetivo final do cliente ao fazer esse projeto? O que ele deseja?
Por que essa empresa existe e faz o que faz?
Qual seria a missão ou mensagem que ela quer transmitir?
No que essa empresa acredita?

As respostas dessas perguntas abrem leques imensos de outras perguntas que vão auxiliar você a entender mais sobre o cliente/empresa.

O próximo passo de um bom briefing é entender…

Como faz o que faz?

Entender como o seu cliente faz o que faz vai ajudar você a compreender o comportamento do seu cliente e o que diferencia ele de seus concorrentes.

Uma vez um professor da minha faculdade contou uma história para a turma:

– O projeto era uma identidade visual um salão de beleza, sabe o que fiz?
– Passei um dia inteiro no salão estudando o comportamento do local
– Literalmente coloquei a mão na massa e vi como eles faziam as coisas de perto

Por que cargas d’gua o meu professor passou um dia inteiro em um salão de beleza sendo que ele é um designer?

A resposta é simples, ele queria ver de perto como era o processo que aquela empresa fazia para cumprir com o propósito dela e também descobrir o que faziam para se diferenciar da concorrência.

Tá mas… Esse papo tá meio estranho, agora que eu sei o objetivo e propósito não é só eu abrir o software e começar a projetar? Não!
Um bom designer se preocupa os mínimos detalhes
Um bom designer extrai o potencial máximo de um projeto
Um bom designer entende de fato como o seu cliente faz o que faz.

Descubra o diferencial do seu cliente

Claro, você não precisa ir tão adiante como o meu professor fez (o que eu respeito muito), mas você pode começar com essa pergunta: O que você faz que ninguém mais faz?

Com a informação da pergunta anterior você vai entender melhor o que o seu cliente faz de tão diferente.

E digo por experiência própria, depois que você entender tudo isso vai ficar muito mais fácil de pensar em um conceito ou ideia de projeto.

Mas pra ter certeza que nenhum detalhe passou batido você deve…

O que o seu cliente não quer de jeito nenhum

Normalmente um bom briefing se preocupa ao máximo em entender a visão do seu cliente…

…porém muitos acabam esquecendo do básico do básico.

Descobrir já de inicio as objeções do seu cliente é algo essencial para evitar alterações.

Então faça perguntas como:

Que tipo de mensagem a sua empresa NÃO quer passar?
Poderia me mostrar projetos que você não queira que se assemelhem ao seu?

Ao fazer essas perguntas você já vai ter uma lista longa de características que vão lhe ajudar a quebrar objeções e evitar alterações.

Analise as informações e materiais já disponíveis

Em alguns casos talvez você já encontre alguns materiais prontos (flyers, cartões de visita, websites, etc).

O cenário ideal é você conversar com o seu cliente e perguntar pra ele quais são as características que ele mais gosta nesses projetos.

Não esqueça de perguntar se as informações básica (caso tenha) ainda são as mesmas, como telefone, endereço, website.

Vale notar que talvez ele não goste mais desse material e queira algo completamente novo, justo por isso está contratando você.

Então tenha certeza de questionar bem se o cliente ainda gosta de algo nesses materiais ou quer algo novo que não seja nem um pouco parecido.

Personas. quem são os clientes do seu cliente?

Por que você precisa saber disso? Porque são os clientes do seu cliente que vão entrar em contato com o projeto que você vai criar.

Apesar da semelhança com público-alvo, personas são diferentes (e mais úteis). Entenda a diferença:

Público-alvo:
Homens de 32 anos, casados, com ensino superior completo e renda mínima de R$ 4 mil.

Persona:
Rafael tem 24 anos, é solteiro e trabalha como Designer Visual no sul do país, com um salário de cerca R$ 3 mil.

Seu maior medo é não conseguir ser reconhecido como designer.

Ele sonha em projetar uma marca muito incrível que impacte positivamente o mundo e a sua maior frustração é trabalhar em um lugar que não se sente feliz.

Gosta de jogar video-game e assistir séries no netflix.

Percebe a diferença?

Uma persona é literalmente uma personificação do público-alvo do seu cliente, o cliente ideal.

Através do exercício de personas você consegue identificar cada detalhe do público do seu cliente e assim fica muito mais fácil de criar algo inovador e criativo.

Ah, fica a dica: Se você é freela, faça uma persona do seu cliente ideal.

Perguntas básicas que todo briefing tem

Nome da empresa – Por incrível que pareça tem gente que esquece de perguntar

Site da empresa – Fonte interessante pra extrair mais informações sobre a empresa

Contato – Como vai ser a comunicação? Via Whatsapp, skype, email ou telefone? Deixe isso bem claro

Horários de atendimento – Em quais horários o seu cliente consegue falar com você? E em quais horários você consegue falar com ele?

Projeto novo ou redesenho? – Lembre-se, clareza é tudo. As vezes o seu cliente não quer nada muito elaborado e sim só “modernizar” um pouco um projeto…

Quem são seus concorrentes? – Referência é tudo, lembre-se de perguntar também sobre as características que ele gosta e sobre as características que ele não gosta e não quer ver de jeito nenhum

Ainda tem algo a dizer? – As vezes algumas informações passam batidas…

Porém não esqueça que você também precisa definir o…

Orçamento e preço

Como você vai cobrar pelo projeto?

Vai apresentar uma tabela de preços ou vai precificar de acordo com a demanda?

Eu sinceramente não gosto muito de deixar o cliente esperando por um preço.

Muito antes da reunião de briefing você provavelmente já vai ter alguma ideia do que o seu cliente quer.

Eu sugiro fortemente que você faça uma análise rápida da empresa do cliente antes da sua reunião de briefing.

E já pense em dois preços que tenham contraste.

Não, não é contraste de cores e sim de valores, existe um gatilho mental chamado Princípio do contraste, esse gatilho mental funciona muito bem para apresentar o preço de um projeto.

Primeiro apresente um valor X, vamos supor que esse valor seja R$ 2.500,00.

E diga para o seu cliente que normalmente esse é o preço que você cobra por um projeto.

Porém por você ter ficado com muita vontade de querer fazer algo diferente e em parceria com esse cliente você vai diminuir esse preço para R$ 1.950,00 um desconto de R$ 550,00!

Isso sem sombra de dúvidas vai fazer com que o preço apresentado por último pareça mais “barato” do que o primeiro.

Para mais informações sobre isso leia o livro Armas de Persuasão do Robert Cialdini.

Qual vai ser o prazo final da entrega

Sempre deixe bem claro e estabelecido qual vai ser o prazo final para a entrega do seu projeto.

Prazo é um assunto muito sério e que causa muitas dores de cabeça.

Vale notar que ao menos na minha percepção existem dois tipos de prazos:

Aquele que depende de terceiros:
Normalmente um projeto que o prazo depende de terceiros costuma ser mais difícil de estimar.

Digamos que você esteja fazendo o layout de um site e o seu prazo final é de 15 dias.

Porém ainda vai ter o prazo para o programador fazer a parte dele, o que certamente vai demorar mais alguns dias…

Então observe bem se o seu prazo depende de outras pessoas.

Aquele que depende só de você:
Esse é o caso mais simples.

Basta você ser confiante o bastante pra saber quanto tempo você vai levar pra fazer o projeto e se esse prazo está de acordo com o seu cliente.

Como coletar todas essas informações?

Eu conheço três maneiras de coletar informações para um briefing, sendo elas:

Reunião presencial com o cliente

Pra mim é a melhor alternativa de todas, apesar de que em alguns casos é meio inviável por conta de distância, etc.

Mas presencialmente é outra história, é olho no olho, tudo fica mais fácil quando você está conversando presencialmente e dificilmente um detalhe passa batido.

Hangout online com o cliente

É uma alternativa interessante também, já fiz diversas vezes.

Você pode usar o Skype ou até mesmo a própria plataforma da Google pra isso.

A parte ruim do online é que as vezes a conexão do seu cliente ou a sua não é muita boa e isso pode causar alguns probleminhas, mas nada que um pouco de paciência resolva.

Formulário online

No último dos casos você pode criar um formulário online no Google Forms ou no Typeform.

Claro, esse é o método mais fácil de todos. Porém também é o menos eficaz, nunca vai se comparar a um reunião presencial ou online com o seu cliente.

Reta final, revise tudo

Depois de fazer todas as perguntas para o seu cliente é muito importante que você confirme com ele se aquilo tudo está correto, faça uma revisão rápida junto à ele.

Pergunte: Isso tudo faz sentido pra você? Tem algo a mais que você gostaria de incluir?

Essa pergunta é muito importante porque é ela que vai eliminar qualquer chance de você ter anotado ou entendido alguma informação errada, nunca pule essa parte.

O próximo passo

Maravilha! Agora você tem dezenas de informações sobre o seu cliente.

O próximo passo é começar a pesquisar por referências, para projetos no estado da arte pesquise no Behance, projetos que estão em construção pesquise no Dribbble.

Também pesquise imagens conceituais, ideias, etc.

Crie um moodboard e coloque tudo lá.

Eai...

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