Migrando para UX Design? Não cometa esses erros... - Gabriel Silvestri
Migrando para UX Design? Não cometa esses erros...

UX Design

Migrando para UX Design? Não cometa esses erros...

Torne-se UX Designer recebendo salários a partir de R$ 3 mil a R$ 6 mil, mesmo sem saber por onde começar e sem experiência prévia.

PALESTRA ONLINE GRATUITA

Falhas e erros. São duas palavras relativamente bem pesadas. Porém…

Se você analisar profundamente vai perceber que grande parte de nossos aprendizados vieram através de falhas e erros.

Quando eu migrei para UX eu cometi muitos erros e falhas.

E isso foi muito importante! Como assim?

Foi através dos meus erros que eu pude perceber o que eu deveria melhorar e me aprimorar mais.

O mais bacana disso tudo é o seguinte:

Ao terminar essa leitura você vai ter aprendido com os meus erros também.

Continue lendo…

…para aprender quais são os erros que você deve evitar ao migrar para UX.

Esquecer que o seu objetivo é resolver problemas

UX Design é sobre criar e aprimorar elementos que compõem uma determinada experiência.

E isso se concretiza em um objetivo final: Resolver um problema.

Se você não está resolvendo um problema, o que diabos você está fazendo então?

Deixar algo mais bonito ou mais fácil de utilizar é só a pontinha do iceberg do mundo de UX.

Nunca se esqueça sobre o que se trata isso tudo.

Resolver problemas.

Quando você adota essa maneira de pensar (mindset) tudo tende a ficar muito mais claro.

Desenvolver somente habilidades de UI Design

o que é ui

Um erro tão comum que até eu cometi quando migrei para UX.

UX Design não se trata somente de telas bonitas.

Novamente, existe muita coisa além das telinhas bonitas, como:

  • Pesquisa com usuários
  • Entender objetivos de negócio
  • Trabalho colaborativo com stakeholders e desenvolvedores

Sem sombra de dúvidas UI Design é muito importante.

Mas você não pode parar ai.

Caso contrário você vai virar um UI Designer e não um UX Designer.

No mercado Brasileiro é comum o UX Designer trabalhar em várias etapas do processo de UX.

E tá tudo bem não há nada de errado nisso. O que você precisa entender:

Seja MUITO bom em uma das etapas (exemplo: pesquisa com usuários)

Porém…

Tenha conhecimento amplo de todas as outras etapas também.

É o que chamamos de T-Shaped person.

Uma pessoa com uma skill muito boa como base e várias outras softskills complementares.

Dessa forma você tem uma visão geral de todo o processo de UX e como tudo funciona.

As vantagens de ser um profissional assim é que você começa a enxergar melhor os problemas que você precisa resolver.

Sendo assim, raramente você vai deixar um problema a ser resolvido.

Isso porque você vai ter um amplo conhecimento sobre como tudo funciona.

O Designer “acho-que”…

Outro erro amplamente cometido, é o clássico Designer “acho-que”.

O Designer “acho-que” é aquele que sempre acha que o usuário vai gostar de alguma coisa.

Mas nunca sai de dentro do estúdio ou agência pra validar se aquilo que ele criou realmente funciona.

Ter a habilidade de criar hipóteses e ter ideias é ótimo…

…Mas não adianta de nada se você não validar se o que você pensou funciona ou não.

Solucionar esse problema é bem simples:

Basta você começar a questionar mais as suas suposições.

Ao criar uma nova interface, questione-se da seguinte maneira:

“Será que o usuário vai conseguir entender que ele precisa executar essa determinada ação?”

Quando você começa a questionar as suas suposições você abre um leque de possibilidades.

Possibilidades que podem inclusive aumentar o seu senso de criatividade.

Mas não adianta somente questionar.

Existe outro erro muito grave que é…

Negligenciar o trabalho de pesquisa com usuários

pesquisa-de-ux

Mais grave do que ficar achando que os usuários vão gostar do que você faz é…

Simplesmente não executar o trabalho de pesquisa em um projeto.

Quando você cria com base em suposições e achismos as chances são que…

…Vai dar ruim.

UX Design é 80% pesquisa e 20% design. É completamente indispensável que você faça pesquisa.

Mas e qual tipo de pesquisa executar? Você pode experimentar o seguinte…

  • Entrevistas em profundidade
  • Testes de usabilidade
  • Grupo focal

Qualquer um deses, se você executar já vai notar uma grande diferença no projeto que você está trabalhando.

Você precisa escutar o seu usuário e entender quais são os seus objetivos, dores e frustrações.

Ao entender todos esses aspectos as chances de sucesso do seu projeto aumentam.

Agora você está criando com foco em empatia e não em achismos e suposições.

Isso porque…

No mundo de UX não tem espaço para achismos.

Se transformar em um UX Designer egoísta

O erro mais grave de todos é Designer egoísta.

O Designer egoísta é aquele que…

  • Cria para si mesmo
  • Cria só para alimentar o seu próprio ego
  • Cria coisas que não funcionam porque não foram testadas e validadas, afinal…

Acredito fortemente que o ego é o maior vilão de um Designer.

Aceitar feedback e sugestões de melhorias é algo que parece ser simples.

Mas muita gente se sente mal quando isso acontece.

A verdade é que temos que olhar para nós mesmos e lembrar sobre o que se trata isso tudo:

Resolver problemas das pessoas através do Design.

Um Designer é um grande solucionador de problemas, nunca se esqueça disso.

E você, o que impede você de migrar para UX? Faça um comentário abaixo e me conte. Até a próxima!

Eai...

Me conta nos comentários o que tu achou sobre esse artigo? :)