Falhas e erros. São duas palavras relativamente bem pesadas. Porém…
Se você analisar profundamente vai perceber que grande parte de nossos aprendizados vieram através de falhas e erros.
Quando eu migrei para UX eu cometi muitos erros e falhas.
E isso foi muito importante! Como assim?
Foi através dos meus erros que eu pude perceber o que eu deveria melhorar e me aprimorar mais.
O mais bacana disso tudo é o seguinte:
Ao terminar essa leitura você vai ter aprendido com os meus erros também.
Continue lendo…
…para aprender quais são os erros que você deve evitar ao migrar para UX.
Esquecer que o seu objetivo é resolver problemas
UX Design é sobre criar e aprimorar elementos que compõem uma determinada experiência.
E isso se concretiza em um objetivo final: Resolver um problema.
Se você não está resolvendo um problema, o que diabos você está fazendo então?
Deixar algo mais bonito ou mais fácil de utilizar é só a pontinha do iceberg do mundo de UX.
Nunca se esqueça sobre o que se trata isso tudo.
Resolver problemas.
Quando você adota essa maneira de pensar (mindset) tudo tende a ficar muito mais claro.
Desenvolver somente habilidades de UI Design
Um erro tão comum que até eu cometi quando migrei para UX.
UX Design não se trata somente de telas bonitas.
Novamente, existe muita coisa além das telinhas bonitas, como:
- Pesquisa com usuários
- Entender objetivos de negócio
- Trabalho colaborativo com stakeholders e desenvolvedores
Sem sombra de dúvidas UI Design é muito importante.
Mas você não pode parar ai.
Caso contrário você vai virar um UI Designer e não um UX Designer.
No mercado Brasileiro é comum o UX Designer trabalhar em várias etapas do processo de UX.
E tá tudo bem não há nada de errado nisso. O que você precisa entender:
Seja MUITO bom em uma das etapas (exemplo: pesquisa com usuários)
Porém…
Tenha conhecimento amplo de todas as outras etapas também.
É o que chamamos de T-Shaped person.
Uma pessoa com uma skill muito boa como base e várias outras softskills complementares.
Dessa forma você tem uma visão geral de todo o processo de UX e como tudo funciona.
As vantagens de ser um profissional assim é que você começa a enxergar melhor os problemas que você precisa resolver.
Sendo assim, raramente você vai deixar um problema a ser resolvido.
Isso porque você vai ter um amplo conhecimento sobre como tudo funciona.
O Designer “acho-que”…
Outro erro amplamente cometido, é o clássico Designer “acho-que”.
O Designer “acho-que” é aquele que sempre acha que o usuário vai gostar de alguma coisa.
Mas nunca sai de dentro do estúdio ou agência pra validar se aquilo que ele criou realmente funciona.
Ter a habilidade de criar hipóteses e ter ideias é ótimo…
…Mas não adianta de nada se você não validar se o que você pensou funciona ou não.
Solucionar esse problema é bem simples:
Basta você começar a questionar mais as suas suposições.
Ao criar uma nova interface, questione-se da seguinte maneira:
“Será que o usuário vai conseguir entender que ele precisa executar essa determinada ação?”
Quando você começa a questionar as suas suposições você abre um leque de possibilidades.
Possibilidades que podem inclusive aumentar o seu senso de criatividade.
Mas não adianta somente questionar.
Existe outro erro muito grave que é…
Negligenciar o trabalho de pesquisa com usuários
Mais grave do que ficar achando que os usuários vão gostar do que você faz é…
Simplesmente não executar o trabalho de pesquisa em um projeto.
Quando você cria com base em suposições e achismos as chances são que…
…Vai dar ruim.
UX Design é 80% pesquisa e 20% design. É completamente indispensável que você faça pesquisa.
Mas e qual tipo de pesquisa executar? Você pode experimentar o seguinte…
- Entrevistas em profundidade
- Testes de usabilidade
- Grupo focal
Qualquer um deses, se você executar já vai notar uma grande diferença no projeto que você está trabalhando.
Você precisa escutar o seu usuário e entender quais são os seus objetivos, dores e frustrações.
Ao entender todos esses aspectos as chances de sucesso do seu projeto aumentam.
Agora você está criando com foco em empatia e não em achismos e suposições.
Isso porque…
No mundo de UX não tem espaço para achismos.
Se transformar em um UX Designer egoísta
O erro mais grave de todos é Designer egoísta.
O Designer egoísta é aquele que…
- Cria para si mesmo
- Cria só para alimentar o seu próprio ego
- Cria coisas que não funcionam porque não foram testadas e validadas, afinal…
Acredito fortemente que o ego é o maior vilão de um Designer.
Aceitar feedback e sugestões de melhorias é algo que parece ser simples.
Mas muita gente se sente mal quando isso acontece.
A verdade é que temos que olhar para nós mesmos e lembrar sobre o que se trata isso tudo:
Resolver problemas das pessoas através do Design.
Um Designer é um grande solucionador de problemas, nunca se esqueça disso.
E você, o que impede você de migrar para UX? Faça um comentário abaixo e me conte. Até a próxima!
Eai...
Me conta nos comentários o que tu achou sobre esse artigo? :)