👶 O meu filho... - Gabriel Silvestri

UX Design

👶 O meu filho...

Torne-se UX Designer recebendo salários a partir de R$ 3 mil a R$ 6 mil, mesmo sem saber por onde começar e sem experiência prévia.

PALESTRA ONLINE GRATUITA

Quero compartilhar contigo o meu maior e mais amado projeto de todos… Eu considero esse projeto praticamente um filho, hahahahah (não a Stela não tá grávida kkkk).

Enquanto eu te conto a história desse projeto quero te contar um pouco das ferramentas, técnicas e metodologias de UX que usei nesse projeto.

Para isso, precisamos voltar no tempo um pouquinho.

Em 2017 eu finalmente estava trabalhando na área de UX, depois de 2 anos incessantes de estudo eu finalmente consegui a minha primeira vaga como UX Designer.

Nessa época eu me senti egoista. Isso porque depois de 2 anos de confusão e fracasso eu finalmente atingi o meu objetivo, que era me tornar UX Designer.

Me senti egoista pois eu tinha em mãos tudo que deu certo e tudo que NÃO deu certo na minha jornada de aprender UX Design.

E se uma pessoa comum utilizasse essas informações ela poderia economizar muito tempo na jornada dela para se tornar UX Designer.

E sabe… Nessa época eu tive uma certa sensação que algumas pessoas mais experientes nessa área tinham essa informação porém elas NÃO divulgavam isso.

Depois de muito tempo fui entender que o motivo disso era o medo da competição. Esses Designers mais experientes sempre tiveram muito medo de serem substituídos por nós, UX Designers iniciantes.

Porém, eu senti na pele como é começar na área de UX sem ter ajuda ou direção, e eu não gostaria que outras pessoas experimentassem esse sentimento ruim.

Foi por esse motivo que em 2017 eu comecei a produzir conteúdo sobre como se tornar UX Designer começando do zero. Eu tomei a decisão de ajudar pessoas com o meu conhecimento e fomentar ainda mais essa área tão incrível da qual eu me apaixonei à primeira vista.

Com o blog eu recebi muitos agradecimentos e apoio de muita gente. E com isso, eu tive a ideia de criar um curso ensinando pessoas a se tornar UX Designer.

Esse desafio foi insano, eu não fazia a menor IDEIA de como criar um curso online, eu não fazia ideia nem por onde começar, até que eu me dei conta de uma coisa…

Projetar um curso online é como projetar um produto digital assim como se faz na nossa profissão de UX Designer. Afinal de contas, um curso online É um produto digital haha, então eu fiz o óbvio: Usei técnicas de pesquisa de UX para desenvolver esse curso.

Na época eu já tinha uma base interessante de interessados no meu blog, com isso, comecei a rodar algumas pesquisas de formulários para entender o seguinte:

  • As maiores dúvidas de quem está começando
  • O que é mais confuso ou difícil sobre UX
  • O que as pessoas acham que sabem
  • O que as pessoas não sabem que não sabem

Primeira fase: Pesquisa de Descoberta (Discovery Research)

  • Técnicas Utilizadas: Pesquisa Qualitativa através de Questionários Estruturados e Entrevistas Semiestruturadas em profundidade, benchmarking de outros cursos, livros, imersões e eventos, Proto Personas (hipóteses). (Curiosidade, na época eu li os principais livros de UX e estruturei como eles ensinavam UX e outros detalhes).
  • Objetivo: Entender as maiores dúvidas, dificuldades, e as lacunas de conhecimento do público-alvo.
  • Impacto: Revelou insights críticos sobre mal-entendidos comuns e necessidades de aprendizado não atendidas, direcionando o conteúdo do curso.

Essa foi a minha pesquisa inicial de discovery da qual revelou MUITAS coisas que eu não fazia ideia! Muitas coisas que eu achava que eram óbvias na verdade eram uma grande dúvida para os leitores do blog.

Sabe uma coisa fascinante? A grande maioria das pessoas nessa época acreditava que UX Design era somente usar o Sketch/Adobe XD (hoje em dia o FIGMA). Então grande parte das pessoas só queria aprender a parte de UI Design.

Muita gente nem ao menos sabia o que significa ser UX Design e trabalhar com Design de Experiência.

Com os resultados da pesquisa, eu fiquei mais curioso e comecei a convidar algumas pessoas para entrevistas em profundidade. Algumas foram pessoalmente, outras por call. E novamente… Descobri muitas coisas valiosas.

E então eu tinha em mãos MUITOS dados, muitos mesmos. Milhares de respostas de formulário, áudios de entrevistas, opiniões, ideias, etc… Agora faltava só sintetizar todos esses dados para gerar algumas ideias iniciais, que foi exatamente o que eu fiquei fazendo por semanas e semanas.

Segunda fase: Análise de Dados e Síntese

  • Técnicas Utilizadas: Personas, Agrupamento e análise de respostas de formulários com card sorting, análise de áudios de entrevistas, agrupamento temático, algumas matrizes como know unkowns, user journeys.
  • Objetivo: Identificar padrões e temas emergentes para informar a estrutura e os objetivos do curso.
  • Impacto: Permitiu a criação de um protótipo de curso que abordasse diretamente as necessidades e as dúvidas mais significativas dos potenciais alunos.

E que fique claro, isso não foi tão rápido quanto parece, foram meses e meses conversando, enviando emails, analisando dados e gerando ideias.

Com isso eu tinha em mãos o primeiro protótipo do meu curso online, que na época chamei de UX Design Essencial. (Nome que tive que abandonar porque alguém resolveu usar o exato mesmo nome, mesmo eu tendo usado antes, e eu não quis incomodações).

Eu já contei a história de como foi a primeira turma desse curso em outro texto, mas pra resumir, foi incrível e deu MUITO certo.

Terceira Fase: Prototipação

  • Técnicas Utilizadas: Desenvolvimento de um protótipo inicial do curso, “UX Design Essencial”.
  • Objetivo: Testar a estrutura do curso, o conteúdo e a entrega em um ambiente controlado.
  • Impacto: A prototipação possibilitou a coleta de feedback inicial para aprimoramentos antes do lançamento oficial, assegurando uma oferta de valor mais alinhada às expectativas do público.

Só que… Eu não fiquei contente. Eu percebi que usar o processo de UX para criar o curso era algo que trazia muitos resultados positivos para os alunos. Então eu comecei a aprimorar mais e mais, sempre construindo e trazendo melhorias com base em feedback e pesquisa.

Quarta Fase: Iteração com Base em Feedback

  • Técnicas Utilizadas: Coleta contínua de feedback através de revisões, pesquisas e comunicação direta com os alunos.
  • Objetivo: Refinar e melhorar continuamente o curso para atender melhor às necessidades dos alunos.
  • Impacto: Essa abordagem iterativa garantiu a evolução constante do curso, mantendo-o relevante e valioso para novos alunos, ao mesmo tempo em que atendia às expectativas variadas do público.

Existem dezenas de ferramentas que são incríveis para isso, eu uso e abuso de todas elas para trazer sempre a melhor experiência para os meus alunos. Mas claro, não é possível criar uma experiência perfeita que agrade a todos.

É normal nem todo mundo amar o curso ou ter os resultados esperados, cada pessoa é diferente em seus métodos de estudo, ritmo, produtividade, gostos e etc. E tá tudo bem, enquanto feedbacks estiverem vindo, a melhora continua e evolução do curso sempre estará presente. <3

Esse é de longe o meu maior e melhor projeto, que por sinal, ainda não acabou. Sempre vai ter espaço para evolução e melhorias e eu vou continuar sempre indo atrás do melhor possível, meu objetivo é te ajudar da melhor forma possível.

Quinta Fase: Design Centrado no Usuário (User-Centered Design)

  • Técnicas Utilizadas: Utilização das ferramentas de UX para criar e aprimorar a experiência do aluno.
  • Objetivo: Assegurar que a experiência de aprendizagem fosse intuitiva, envolvente e eficaz.
  • Impacto: A aplicação de uma abordagem centrada no usuário assegurou que o curso fosse não apenas informativo, mas também acessível e prazeroso de se cursar.

Quero te convidar pra vir conhecer de pertinho o curso que criei com tanto carinho e anos de pesquisa e estudos, tudo lá dentro foi desenvolvido especificamente pra te ajudar a começar nessa profissão que mudou a minha vida: UX Design.

Então toca no botão abaixo e vem fazer a tua matrícula, o curso tá com um valor especial que em breve vai aumentar. Te espero lá.

Eai...

Me conta nos comentários o que tu achou sobre esse artigo? :)