Com o avanço da tecnologia tudo começou a ficar cada vez mais complexo e difícil de usar.
Um aplicativo ou software pode ter muitas funções e funcionalidades para ajudar o seu dia-a-dia.
Mas de nada adianta se a experiência de uso desse app ou software é completamente frustrante, certo?
O sucesso desse produto ou até mesmo serviço é definido se um usuário realmente se sente bem e acha prazeroso utilizar esse produto ou serviço.
Porém melhorar a experiência de uso de algo não é uma tarefa simples.
É algo que exige muito esforço e conhecimentos de várias áreas e disciplinas.
Ao final dessa leitura…
Você descobrirá como começar no mundo de UX e quais são os seus princípios básicos.
O que é UX (User Experience)
UX (Experiência do Usuário) é algo que se refere a como uma pessoa se sente sobre uma determinada experiência.
Isso incluí produtos, serviços, eventos e interações.
Esse produto ou serviço pode ser basicamente qualquer coisa…
…desde um aplicativo de celular até um passeio em uma montanha russa em um parque de diversões em Orlando na Florida.
E quem são os “usuários?”
Um usuário é qualquer pessoa que vai interagir e utilizar alguma coisa.
Vou falar muito sobre usuários neste artigo porque afinal de contas, tudo vai girar em torno dos usuários de um determinado produto ou serviço.
Simplificando, Experiência do Usuário (UX) é qualquer coisa que envolva pessoas, sentimentos e interações.
“User Experience é tudo! É a forma com que você sente o mundo, é a forma como você experiencia a sua vida, é a forma como você experiencia um serviço, um aplicativo, um sistema de computador. É tudo!” — Don Norman, criador do termo “UX (User Experience)”
Então anota aí:
UX vai muito além de aplicativos e websites bonitos, é a experiência de uso de algo como um todo, do inicio ao fim.
Imagine que você esteja comprando o novo iPhone X.
A sua experiência de uso com a Apple começa desde o momento que você entra na loja ou site da Apple faz a compra, recebe o produto em casa, abre a caixa e liga ele pela primeira vez.
Parece interessante?
Continue lendo para aprender cada aspecto e detalhe dessa profissão que está crescendo em velocidade exponencial.
Mas então o que é UX Design?
UX Design ou (Design de Experiência do usuário) é uma área multidisciplinar que visa criar e aprimorar elementos que compõem uma experiência de uso.
Diferente do design tradicional, o UX Design baseia-se principalmente na prática de pesquisa com usuários usando diferentes metodologias e técnicas de várias áreas.
Um dos principais objetivos dessa área é criar experiências que sejam Funcionais, Confiáveis, Usáveis e prazerosas.
Assim alinhando todas as necessidades e expectativas de usuários e empresas.
A pouco tempo atrás um projeto de um produto era bem simples.
Era só ter uma ideia colocar várias coisas legais e bonitas e ficar na esperança que o usuário gostasse.
Porém raramente isso dava certo, era como tentar acertar um alvo no nevoeiro.
Foi então que a disciplina do UX Design veio para acabar com isso de uma vez por todas através de técnicas de pesquisa com usuários, e design centrado no usuário.
Porém hoje em dia o termo remete principalmente a websites (telas), softwares, ou aplicativos.
Tenha em mente que UX Design é muito mais do que isso.
Alguns exemplos de projetos:
- O processo de triagem de um paciente em um hospital
- Uma melhoria na experiência de usabilidade de portal de noticias
- Um aplicativo de investimentos focado para pessoas que não sabem ou não tem conhecimento em finanças
E isso tudo é feito através de metodologias e técnicas de diversas áreas e campos diferentes, tais como:
- Etnografia (Pesquisas e comportamento)
- Arquitetura de Informação
- Design de Interação
- Design de serviços
- Design Visual
- Design Industrial
- E muitas outras áreas…
É o que chamamos de guarda-chuva da UX.
Um UX Designer faz muito mais do que simplesmente criar aplicativos ou telas bonitas.
Um UX Desginer é o profissional que realiza pesquisas com usuários e busca maneiras de resolver o seus problemas.
Um UX Designer trabalha para melhorar uma experiência de uso através de protótipos, design visual, fluxos de uso.
“Humanos sempre foram emocionais e sempre reagiram aos artefatos do seu mundo de um modo emocional” – Alan Cooper (About face)
UX Design não se trata somente sobre os usuários.
Também é necessário levar em consideração os objetivos de um negócio.
O objetivo final de um UX Designer é conectar os objetivos de um negocio junto com as necessidades do usuário.
Tudo isso é feito através de processos de pesquisa, teste, refinamento até que tudo atinja um ponto de equilíbrio ideal.
Qual a diferença entre UX e UI?
UI (User Interface) se refere à uma interface que é um meio de um usuário interagir com algo, seja um website, aplicativo ou totem em um aeroporto.
O profissional que trabalha com UI Design é uma pessoa que desenha interfaces utilizando softwares como Sketch, Adobe XD ou Figma.
Já o profissional que trabalha com UX é aquele que vai realizar pesquisas e pensar em aprimorar e criar cada elemento que compõem uma experiência.
UI está inserido dentro do processo UX, mas não é a mesma coisa.
E realmente, é bastante comum confundir UX com UI.
Ou até mesmo ver vagas ou títulos escrito “UX/UI Designer”, mas lembre-se que são coisas bem diferentes.
Geralmente esse tipo de vaga vai exigir você tenha conhecimentos mais generalistas de cada área.
Isso é papel para profissional mais sênior ou para dois profissionais, um para UX e outro para UI.
Por enquanto o mercado Brasileiro ainda está em evolução nessa área e profissionais que tenham conhecimento em ambas áreas são bem mais requisitados.
Mas pode ficar tranquilo que as coisas estão evoluindo e cada vez melhores.
A curva de crescimento da necessidade de profissionais de UX no Brasil é exponencial.
O que você precisa lembrar é que UX Design isso não se limita somente a desenhar telas.
Aqui estão algumas atividades que cada profissional exerce:
User Experience Designer (UX)
- Reuniões com clientes/usuários
- Pesquisa intensa com usuários
- Especifica objetivos do usuário e personas
- Define os requerimentos de uma interface
- Projeta o fluxo de uso de uma interface
- Cria wireframes e aspectos básicos da ui
User Interface (UI) Design
- Projeta cada ponto de toque
- Projeta o comportamento do usuário da interface
- Cria a aparência visual da interface
- Faz decisões de cores e tipografia
- Projeta a hierarquia visual
- Desenvolve e define uma linguagem visual consistente
Resumindo: UX e UI não são a mesma coisa. Porém a UI em muitos casos está inserida dentro da experiência de uso de algo, como por exemplo um aplicativo de celular.
4 grandes benefícios da prática de UX Design
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Empatia
Empatia é a habilidade de sentir o que outra pessoa sente, no contexto de design isso funciona da seguinte maneira:
Ao pesquisar você vai conversar com o usuário de um determinado produto ou serviço.
E ao utilizar técnicas de etnografia você vai procurar entender profundamento os objetivos, motivações e sentimentos dessa pessoa.
Com base nesses dados, toda vez que você for tomar uma decisão de design.
Você vai levar em consideração como o seu usuário se sente sobre essa determinada decisão.
Quando você mantém o foco no usuário as chances de sucesso de um projeto aumentam bastante.
Isso porque agora você não está partindo para pressupostos ou achismos, você está levando em consideração o que você aprendeu ao pesquisar.
E isso tudo tem como resultado um…
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Aumento da satisfação dos usuário ou clientes
Quando você leva em consideração o que o seu usuário pensa e sente sobre algo isso por si só já aumenta muito a satisfação dele.
Isso acontece porque você não vai estar criando algo totalmente do nada.
Você foi no campo de batalha, viveu o que o seu usuário vive e buscou maneiras de ajudar ele através da empatia.
Quando você oferece uma solução que leva em consideração todos esses aspectos, o seu usuário vai ficar extremamente satisfeito.
E além disso isso também impacta positivamente na…
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Redução de gastos
A redução de gastos impacta em várias etapas do processo, a mais impactante é a etapa de Prototipação.
Imagine que você tem uma ideia de produto.
E então você gasta milhares de reais para criar o produto, e no momento que você coloca no mercado o produto simplesmente não funciona ou não agrada o usuário.
Lá se foram os seus milhares de reais em uma solução que não fazia sentido.
É por isso que a etapa de prototipação é tão importante, você gasta menos e percebe resultados de maneira muito mais ágil.
O quão antes você prototipar, mais você aumenta as suas chances de economizar dinheiro e tempo.
Outra grande fonte de redução de gastos é o suporte ao cliente (SAC).
Quando o seu produto funciona como deve, é fácil e agradável de usar isso vai impactar positivamente na quantidade de tickets que a central de suporte vai receber.
Assim economizando dinheiro com pessoas especializadas em suporte.
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Aumento de aderência, credibilidade e confiança
Quando você tem um produto ou serviço que é fácil, agradável e proporciona uma experiência prazerosa as chances de ganhar aderência aumentam.
Veja por exemplo o NuBank.
Desde a etapa de pedir ao cartão, a receber, solicitar suporte, etc é tudo muito bem orquestrado e detalhado.
É uma plataforma que revolucionou o setor financeiro.
A experiência é tão ótima que os usuários são apaixonados pelo serviço.
E isso tudo acaba gerando uma confiança e credibilidade enorme no produto.
As etapas da prática de UX Design
Agora que você já entende os conceitos básicos e quais são os principais benefícios da prática de UX, eu vou mostrar como funciona cada etapa e quais técnicas são utilizadas.
A metodologia a seguir é baseada principalmente em Design Thinking, Lean UX e Goal Directed Design.
Cada etapa vai se complementar de forma inteligente, tudo funciona de uma maneira bem diferente de um briefing de design gráfico.
Vou usar um exemplo fictício para deixar as coisas mais fáceis de entender.
Imagine que você tem a seguinte ideia:
Um aplicativo com os melhores lugares para levar o seu cachorro para passear.
Antes de começar a rabiscar telas você precisa criar…
Objetivos e hipóteses
- O que você quer atingir com esse aplicativo?
- Qual é o objetivo final?
- Qual problema você está tentando resolver?
- Quem são as pessoas que precisam da solução que você está propondo?
Essa etapa consiste em gerar clareza e ter algo que vá guiar você no processo todo.
Não necessariamente esse objetivo precisa ser algo inflexível, talvez a solução que você tenha em mente sofra alguma mudança durante as próximas etapas e não há nada de errado nisso.
No nosso exemplo o objetivo ficaria o seguinte:
Criar um aplicativo que mostre os melhores lugares para levar o seu cão para passear.
E a hipótese do tipo de pessoa que usuário esse aplicativo:
“Acredito que o tipo de pessoa que usaria esse aplicativo é alguém que não conhece muito bem a cidade, tem medo de ir passear em lugares perigosos e o mais importante de tudo: Ama seu cachorro incondicionalmente!”
Ferramentas e técnicas utilizadas nessa etapa:
- Brainstorming para gerar ideias e soluções
- Proto-personas para definir uma hipótese de quem você acha que usaria esse aplicativo
- Google Docs, Papel, Word ou Evernote para anotar tudo
Entregável dessa etapa:
- Um documento com uma lista de objetivos e hipóteses do aplicativo.
Observação: Um entregável é qualquer coisa que passa pelas mãos das pessoas responsáveis pelo projeto (físico ou digital).
É literalmente algo que é tangível e pode ser lido ou visualizado.
Em outras palavras, é uma evidência.
Pesquisar e analisar as descobertas
Eu considero essa a etapa mais importante do processo todo.
UX é só X se não tem usuários de verdade envolvidos no processo de criação.
Depois de definir objetivos e hipóteses de quem vão ser as pessoas que vão utilizar o nosso app é chegada a hora de sair do escritório e pesquisar.
É nessa etapa que você vai conversar com usuários e com base no que você aprender, criar personas.
Uma persona é como se fosse uma média de vários usuários, é bem diferente de um público-alvo ou audiência.
Inicialmente pesquise referências de outros aplicativos que oferecem soluções semelhantes e anote tudo o que você achar que é relevante e interessante.
Dica: Faça uma planilha ou caderno no evernote com todos insights.
Em seguida, você vai precisar planejar e executar entrevistas com usuários que sejam o público-alvo da solução que você está propondo.
A etapa de entrevistas não é a etapa onde você traz uma solução para o usuário testar.
Ao realizar uma entrevista você vai conseguir confirmar ou eliminar os objetivos e hipóteses da primeira etapa.
Para isso é necessário criar perguntas focadas nos seus objetivos e hipóteses.
Entrevistar usuários é INDISPENSÁVEL no processo de UX.
Sim, é algo que exige bastante esforço e consiste em:
- Buscar e recrutar as pessoas corretas a serem entrevistadas
- Planejar a entrevista e perguntas com base nas hipóteses e objetivos
- Coletar dados e analisar cada comportamento e objetivo dos usuários
- Criar personas, jornadas do usuário, storyboards, etc.
Ferramentas e técnicas utilizadas nessa etapa:
- Benchmarking
- Personas
- Etnografia
- Mapa da empatia
- Jornada do Usuário
Entregáveis dessa etapa:
- Documento com insights e descobertas das entrevistas
- Documentos com personas, mapa da empatia e jornada do usuário
- Storyboards
- Planilha com dados de benchmarking
Brainstorming e prototipação com base nos dados da pesquisa
Depois de entrevistar alguns potenciais usuários do nosso aplicativo de passeio de cães é chegada a hora de planejar uma sessão de brainstorming.
E então gerar algumas alternativas de soluções e ideias para o nosso aplicativo.
É só agora que nós vamos começar a trabalhar com esboços da parte visual depois de todo o processo de pesquisa e planejamento.
Essa etapa consiste em você levar em consideração todos os insights e dados da pesquisa e entrevista que você realizou e começar a prototipar soluções.
A ideia é criar um protótipo com base em tudo que nós aprendemos até agora.
Procure não dar muitos detalhes nesse momento, a ideia é testar e ter ideias de maneira ágil.
Ferramentas e técnicas utilizadas nessa etapa:
- Protótipo de baixa qualidade (em papel ou software)
- Técnica Crazy 8s da Google
- Sessão de brainstorming com colaboradores do projeto
- Wireframes
- Sketch, Photoshop, Adobe XD, Figma, InVision, etc
Entregáveis dessa etapa:
- Documento com todas as ideias do processo de brainstorm
- Um protótipo do app (interativo ou não, em papel, etc)
Testar, avaliar e iterar
Agora que você tem o protótipo do app de levar cachorros pra passear é chega a hora de testar.
O designer que projeta não é o usuário final, a maneira como você acha que alguém usa algo não é de fato como é usado.
Comece a testar cedo, mesmo que você ainda tenha um protótipo bem cru, o quão antes você testar, melhor.
Essa é outra etapa que é 100% INDISPENSÁVEL.
É através do teste que você vai descobrir se a solução que você criou funciona ou não.
Além disso, ao testar você descobre ideias poderosas de melhorias.
Existem vários tipos e técnicas de rodar um teste de usabilidade.
Nessa etapa é interessante que você faça teste qualitativo com no mínimo 5 usuários.
Segundo J. Nielsen ao testar com 5 usuários você consegue descobrir até 80% de todos os problemas de um protótipo.
Fonte: NN/G
Não adianta testar o protótipo com o seu colega de trabalho ou com o seus parentes, você precisa testar com as pessoas que você mapeou ao criar uma persona.
No nosso exemplo funcionaria da seguinte maneira:
Construir um roteiro do teste de usabilidade com algumas tarefas, por exemplo: Criar conta, pesquisar um local, marcar um local como favorito, etc.
Entrar em contato com as pessoas que você entrevistou anteriormente e convidar elas para testar.
Escolher um ambiente onde você possa filmar a pessoa interagindo e testando o seu app.
É importante que você faça anotações durante todo o processo e procure por possíveis melhorias na experiência.
Após realizar o teste você vai trabalhar em novas melhorias com base no que você aprendeu.
E se necessário vai continuar testando várias e várias vezes até que você consiga criar uma solução ideal para o seu usuário.
Nunca se esqueça que o seu foco principal é resolver o problema.
Em outras palavras, você precisa fazer testes e melhorias na experiência e solução até chegar à um ponto de balanço ideal na experiência do app.
Ferramentas e técnicas utilizadas nessa etapa:
- Teste de usabilidade qualitativo
- Câmera para gravar o teste
Entregáveis dessa etapa:
- Documento com roteiro do teste de usabilidade
- Vídeos do produto sendo testado
- Documento ou post-its com os problemas encontrados no teste
- Protótipo mostrando soluções geradas à partir do que foi descoberto nos testes
Construir e entregar
Agora que você sabe exatamente para quem você está construindo a sua solução é chegada a hora de começar a construir a versão final da sua solução.
Nessa etapa é provável que você vai trabalhar lado à lado com toda a equipe de design visual e desenvolvedores.
Nessa etapa você vai acompanhar de perto toda a implementação da solução que você criou.
Você vai ter que ser uma espécie de advogado do usuário e sempre mostrar para o time de desenvolvimento que o foco sempre deve ser no usuário e nos dados que foram coletados.
Com isso em mente, é nessa etapa que você vai ter que mostrar a todos os resultados das pesquisas e testes.
Faça sessões de workshop e talks para mostrar todos os insights coletados sobre os usuários e ensine a todos tudo o que você aprendeu.
E lembre-se o processo de UX não acaba, é um ciclo interminável de hipótese, pesquisa, prototipação, testes e avaliações.
Entregáveis desta etapa:
- Protótipo de alta fidelidade feito pelo UI Designer
- Estudo de caso com todas as etapas e entregáveis do processo
- Primeira versão do produto ou serviço
É realmente necessário seguir essa ordem à risca e corretamente? Não.
Tudo depende, UX é algo mutável e que vai crescendo conforme a necessidade do projeto, execute as etapas que você achar necessário.
Nunca se esqueça que em hipótese algo você deve deixar o usuário final de fora do processo.
Quem é o profissional que trabalha com UX Design?
Hoje existe vários tipos de profissionais e as suas responsabilidades podem variar de pessoa para pessoa.
Existe aquele profissional que atua em TODAS as etapas do processo de UX. Essa pessoa vai criar objetivos do projeto, pesquisar, analisar dados, propor soluções, protótipos, rodar testes de usabilidade e até mesmo fazer a parte de UI Design.
E também existe aquele que atua somente em uma única etapa.
Por exemplo, um pesquisador de UX vai trabalhar somente com as etapas que envolvam usuários.
Na maioria dos casos principalmente no mercado Brasileiro você vai notar que é comum o UX Designer trabalhar em todas etapas do processo, e tá tudo bem não há nada de errado nisso.
O que você precisa levar disso tudo: Seja MUITO bom em uma das etapas (exemplo: pesquisa com usuários) e tenha conhecimento amplo de todas as outras etapas, tais como: Testes de usabilidade, Design Visual, Prototipação, Workshops com usuários, etc.
Isso é algo que chamamos de T-Shaped person, que é a pessoa que tem uma habilidade muito boa em algo, mas também tem amplo conhecimento em outras áreas.
E é assim que a maioria dos profissionais de UX são.
É uma pessoa que reúne uma grande quantidade de habilidades e conhecimentos com a intenção de conectar os objetivos de negocio junto com as necessidades do usuário.
E de quais áreas os profissionais de UX vem?
Varia bastante, conheço pessoas que vieram da Arquitetura, Engenharia, Publicidade, Moda e a grande maioria de Design Gráfico ou Web Design.
Princípios básicos de um profissional que trabalha com UX:
Prática constante da Empatia
É a habilidade de sentir o que uma pessoa sente.
Saia um pouco pra fora da caixa e tente entender de fato como alguém se sente e reage sobre o que você está criando.
Quando você de fato entender o comportamento e sentimentos do seu usuário você vai ter muito mais facilidade de projetar algo que funcione e faça bem às pessoas.
Design é sobre pessoas e UX é sobre como projetar elementos de experiências para elas. Trabalhar sem se aproximar dos usuários é remar contra a essência do que propõe a disciplina de UX.
Procure o real problema antes de tentar resolver o que vier pela frente
Muitas vezes estamos tentando resolver algo que foi passado à nós que talvez não seja o real problema que necessita ser resolvido.
Uma das melhores maneiras de tentar entender o que estamos de fato resolvendo é através do método 5 Why’s proposto pelo Taiichi Ohno.
A etapa de pesquisa com usuários consiste basicamente nisso, em entender profundamente qual problema você está tentando resolver, para depois procurar maneiras de solucionar.
Não machuque ninguém
O seu trabalho é criar experiências positivas, você deve se preocupar e cuidar para não causar nenhuma dor ao usuário.
Sua principal missão é resolver os problemas do usuário e ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Faça as coisas de maneira simples e intuitiva
Tudo que você criar deve ser simples de aprender, fácil de usar, encontrar e adaptar.
A intuição das pessoas ocorre de maneira automática, então ao utilizá-la você vai estar proporcionando uma experiência melhor ao usuário.
Você não não é o seu usuário
O que é óbvio para você não é óbvio para outra pessoa.
Os nossos pensamentos, ações e julgamentos são influenciados pela nossa cultura e estilo de vida, de tal forma que nos leva a criar um modelo mental único.
Então pense duas vezes antes de tomar qualquer decisão baseada em achismo.
Talvez o que funciona e é coerente para você não seja para o seu usuário. Sempre tome decisões com base em dados de pesquisa com usuários.
Como é o mercado de trabalho para UX Designers?
Nos últimos 4 anos pode-se dizer que o mercado tem entrado em uma curva exponencial de crescimento.
Cada vez mais a demanda por profissionais dessa área aumenta, e os dados não mentem.
E de acordo com a pesquisa de mercado de UX feita pela Saiba+ existe um grande número de profissionais migrando para a área também.
Nossa faixa salarial é uma média de R$ 4.000,00 – R$ 7.000,00 com alguns cargos de líder pagando até R$ 20.000,00
Existem 3 principais áreas de atuação, que são em empresas, startups e agências.
Sendo que em empresas e startups os profissionais costumam ganhar um pouco mais do que em agência.
Trabalhar em agência vs empresas/startups
Vamos começar falando sobre Empresas e Startups.
A grande diferença aqui é que na maioria dos casos você vai trabalhar a longo prazo focado 100% em um produto só, e também vai trabalhar com uma equipe estabelecida que vai lhe ajudar no seu cotidiano.
Existem muitos benefícios de trabalhar com foco em uma coisa só, você de certa forma consegue dar mais atenção e se dedicar mais ao projeto e também vai acompanhar o projeto do inicio ao fim.
E claro, vai poder prestar suporte e ir melhorando cada vez mais o produto conforme o tempo passa.
Por todos esses motivos, empresas acabam remunerando um pouco mais.
E também tem a questão do portfólio, já que você trabalhou focado em um projeto só, você vai ter toda uma possibilidade de criar um estudo de caso explicando cada etapa e detalhe daquele projeto.
Já em agências as coisas são um pouco diferentes.
Agência é qualquer tipo de estúdio ou consultoria especializado em uma ou mais áreas.
A maior vantagem é você poder trabalhar em uma grande quantidade de projetos diferentes e assim acumulando referências dos mais variados tipos.
De certa forma você acaba ficando mais generalista do que especialista. Lembra que eu falei sobre T-Shaped person?
Que é a pessoa muito boa em uma área e tem amplo conhecimento em outras.
O profissional que fica muito tempo em agência acaba virando uma pessoa que não é extremamente boa em uma área mas entende um “pouquinho de cada parte”.
Você vai acumular uma grande quantidade de experiências e referências que vão ajudar você futuramente em novos desafios.
Por fim, agências costumam ter um ritmo de trabalho bastante acelerado tendo em vista que os projetos tem uma duração bem menor do que o comum.
Isso vai ajudar com que você aprenda a lidar melhor com prazos e compromissos.
As principais ferramentas de UX
Existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar o nosso cotidiano, algumas se complementam e outras se conectam entre si. Indiferente da ferramenta que você utilizar, o que realmente importa é que você siga corretamente o processo de UX.
Post-its
Sem sombra de dúvida o nosso maior aliado.
Post-its são ótimos para usar em várias situações, desde criar personas, mapear uma jornada de uso ou até mesmo definir uma arquitetura de informações.
Além disso é uma ferramenta ótima para ser usada em workshops colaborativos.
Para anotações e rabiscos em geral
- Cadernos e papel:
A vantagem do papel é que ele é mais ágil e muito mais fácil para a estimular a criatividade e a colaboração. Criar algo de baixa fidelidade é interessante para se desprender dos detalhes e criar algo realmente mais conceitual de maneira eficiente. - Google Docs, Word ou Evernote:
Não esqueça de fazer o seu dever de casa e ter tudo anotado e organizado, a vantagem do Google Docs é que você pode compartilhar ele online.
Mapas mentais, sitemaps ou ideação
- Mindmeister e Coggle são ótimas opções pra quem curte trabalhar com mapas mentais.
- Eu pessoalmente acho bastante produtivo e visual. É uma maneira de você enxergar algo de maneira macro e ter uma visão mais clara sobre tudo.
- Real Time Board é outra ferramenta excelente, ele funciona como se fosse um gigantesco quadro online. Você tem a possibilidade de colocar post-its, fluxos, mapas mentais e muito mais. É uma ótima ferramenta colaborativa.
Design Visual e Prototipação: Figma!
Não precisa explicar mais do que isso, é a melhor ferramenta para UI Design.
Os melhores livros e autores de UX
Se tem uma coisa que eu tive dificuldade quando comecei a estudar sobre UX foi encontrar livros e sites onde eu pudesse aprender mais sobre o assunto…
Com isso em mente eu criei essa super lista em ordem de prioridade com diversos livros que me ajudaram a aprender mais sobre o assunto.
Infelizmente grande parte desses livros não possui tradução para português, mas caso você domine inglês essas são ótimas fontes de conteúdo de estudo.
Don’t Make Me Think
Autor: Steve Krug
The Design of Everyday Things
Autor: Don Norman
100 Things Every Designer Needs to Know About People
Autor: Susan Weinschenk
About Face: The Essentials of Interaction Design
Autores: Alan Cooper, Robert Reimann, David Cronin, Christopher Noessel
Lean UX: Applying Lean Principles to Improve User Experience
Autor: Jeff Goethelf
Eu acredito que depois de você ter lido esse guia super completo você já esteja um pouco mais familiarizado com o que é UX Design e esteja preparado para dar os seus primeiros passos para embarcar nessa jornada de aprendizado e empatia.
Salve este artigo para ler novamente e consultar sempre que for preciso.
E claro, não deixe de conferir os meus outros artigos e materiais gratuitos para que você possa se aprofundar mais no assunto e aprender cada vez mais.
Se esse artigo ajudou você, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos saímos ganhando, obrigado e até a próxima!
O seu próximo passo…
Eu desenvolvi um curso completo de UX Design chamado UX/UI Design à Prova de Balas
O UX/UI Design à Prova de Balas é o único com o Método Triângulo de Ouro da UX, que funciona como bussola para te ajudar navegar com facilidade no mar de informações que é fazer uma transição de carreira para UX de forma rápida e sem estresse e conquistar uma vaga como UX Designer em 3 meses com salário de R$ 3 mil reais.
Eai...
Me conta nos comentários o que tu achou sobre esse artigo? :)